JUSTIFICATIVA:

 

A oficialização de um dia para celebração da cultura de música eletrônica, com a realização de uma grande parada comemorativa desse gênero musical, faz todo sentido numa cidade com as características de Sorocaba.

 

Nos últimos anos, a música eletrônica tem se destacado como uma das mais importantes e novas manifestações culturais da cidade. O que não é surpresa, uma vez que esse gênero musical teve crescimento marcante na maioria das grandes metrópoles mundiais e Sorocaba, como uma das principais cidades do interior, com todas as características de modernidade, não ficaria de fora desse movimento.

 

Por outro lado, esse destaque se dá pelo aspecto cultural em si. A valorização de novos ritmos e expressões, a fusão musical com elementos tradicionais de nossa cultura, a facilitação da produção através dos avanços tecnológicos fazem da música eletrônica uma expressão cultural abrangente e democrática.

 

Por outro lado, o destaque se dá pelo importante papel social que esse gênero musical alcança na cidade. Existem muitas casas de espetáculos especializadas, inúmeros projetos públicos e privados que acontecem todos os anos, eventos de vulto que já se incorporaram à agenda da cidade que somados geram muitos empregos e oportunidades. 

 

Além disso, a profissão de DJ, principal operador do estilo musical, surge como alternativa de renda para muitos jovens do Município, que podem exercer essa função em lugares tão distintos quanto casas noturnas, desfiles de moda, shows, festivais ou restaurantes.

 

Os artistas Sorocabanos desse gênero musical têm sido grandes representantes de nossa cultura em vários lugares.

 

O Dia Municipal da Música Eletrônica reforça os aspectos culturais, sociais e de participação da juventude expostos neste documento e confere à cidade mais um símbolo de modernidade e vanguarda.

 

Diante de tais fatos é de grande importância a questão posta em pauta, de se instituir em nosso Município o referido projeto de lei, solicito aos meus Pares, Nobres Vereadores, que no estilo habitual de bom senso, aprovem o presente Projeto de Lei.